A Ortodontia e o Desporto

A Ortodontia e o Desporto

É seguro praticar qualquer desporto durante um tratamento ortodôntico? que cuidados se devem ter?

A prática regular de desporto faz parte dum estilo de vida saudável, não sendo uma contraindicação o uso de aparelho ortodôntico. Todavia em certos desportos, como os de contacto, exigem-se cuidados adicionais.

O aparelho ortodôntico em si não atrapalha a prática do desporto, porém torna mais provável a lesão da mucosa oral em caso de impacto da mucosa com as peças do aparelho ortodôntico. Da mesma forma, a possibilidade de descimentação de partes do aparelho também é maior.

Nalgumas situações poderá estar indicado a utilização de protetores bucais durante a prática desportiva. Estes ajudam a evitar que o paciente lese a sua mucosa oral em caso de impacto, assim como a descimentação de peças do aparelho ortodôntico. A utilização destes protetores deve ser avaliada e indicada pelo Ortodontista.

Assim, se pratica desporto, este não é impeditivo da realização da correção ortodôntica. Ambos são essenciais! Vem fazer a tua avaliação ortodôntica e, não esqueças, informa o Ortodontista sobre o desporto que praticas.

Em caso de dúvida, estamos sempre contactáveis para auxílio e esclarecimento, pelas vias já habituais, WhatsApp e Messenger.