Aparelho Dentário e Mau Hálito

Aparelho Dentário e Mau Hálito

Usa aparelho dentário e tem mau hálito? Está com receio de iniciar tratamento ortodôntico com medo que o aparelho lhe cause mau hálito?

Existem muitas causas para o mau hálito, entre elas má higiene oral, a doença periodontal e existência de cáries ou infecções dentárias mas pode também, mais raramente, ser causado por problemas de saúde geral (nomeadamente patologias respiratórias e digestivas). 

Os aparelhos ortodônticos não causam por si mau hálito e é possível realizar o tratamento sem ter de enfrentar esse problema!

No entanto, os aparelhos ortodonticos fixos são um desafio para uma higiene oral eficaz e esse pode ser o motivo de mau hálito durante o tratamento.

Para evitar esse mau hálito por insuficiente higiene oral é importante que tenha todos os cuidados de higiene que recomendamos na nossa consulta:

  • Escovar os dentes com uma escova ortodôntica pelo menos 3 vezes ao dia (idealmente sempre que comerem) e usar o escovilhão em todas as escovagens. 
  • Usar raspador lingual pois o acúmulo de placa bacteriana na língua é uma das causas de halitose.
  • Realizar higienização frequente, para evitar a doença periodontal (doença que afecta as gengivas e o osso, que provoca mau hálito em muitos casos).
  • Realizar mensalmente as suas consultas de controlo, para evitar descontroles da saúde oral e aparecimento de cáries e/ou infeções.

Os nossos médicos dentistas e higienistas orais poderão aconselhá-lo e ajudá-lo, quer a perceber se está a efectuar uma escovagem correta, quer a aconselhá-lo da necessidade de realizar uma higienização.

Por isso, não há desculpa, marque consulta para melhorar o seu sorriso.

Em caso de dúvida, estamos sempre contactáveis para auxílio e esclarecimento, pelas vias já habituais, WhatsApp e Messenger.