Cáries e Ortodontia

Cáries e Ortodontia

Se tiver cáries posso iniciar um tratamento ortodôntico?

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico devemos assegurar-nos da nossa boa saúde oral de forma a evitar comprometer o tratamento. 

É muito importante eliminar qualquer foco de infeção e/ou de inflamação ou outro estado de doença, para que comecemos bem desde o início. Ou seja, as cáries devem ser tratadas antes do início do tratamento ortodôntico. 

A boca tem de estar limpa, as gengivas têm de estar saudáveis, os dentes tratados e bem reabilitados para diminuir risco de fracturas e/ou perdas dentárias durante o uso de aparelho. 

O aparelho, por si só, provoca inflamação para conseguir movimentar os dentes e é também um factor para reter mais placa bacteriana, e é por estes motivos que é tão importante que façamos tudo o que está ao nosso alcance para diminuirmos os problemas no futuro. 

O tratamento ortodôntico deve ser uma mais valia para todos nós, tanto a nível estético como funcional, mas em primeiro lugar está a saúde oral! 

Em caso de dúvida, estamos sempre contactáveis para auxílio e esclarecimento, pelas vias já habituais, WhatsApp e Messenger.