Como saber se preciso de aparelho?
Aparelho Convencional Metálico

Como saber se preciso de aparelho?

Os motivos para começar um tratamento ortodôntico variam de acordo com as necessidades de cada um. Pode ser desde uma questão estética, ou até mesmo por incómodo sentidos na cabeça, pescoço e maxilar. Se tens algum dos sinais que listamos abaixo, talvez seja a hora de procurar informações profissionais sobre o assunto.

Os tratamentos ortodônticos têm benefícios que vão além das mudanças estéticas de mordida correcta e dentes mais direitos. Sim, são uma óptima forma de melhorar a auto-estima, mas o mais importante é prevenir, corrigir e aliviar possíveis problemas de saúde que estão associados aos dentes e funcionamento do maxilar e mandíbula.

O tratamento ajuda também na melhoria da saúde oral, pois trabalha para que as funções da fala, mastigação e respiração fiquem reguladas. O propósito do aparelho dentário é justamente corrigir o posicionamento dos dentes para evitar que no futuro, o paciente tenha problemas na articulação, dificuldade de mastigação e digestão, e doenças de gengiva.

Principais sinais que indicam a necessidade de um tratamento ortodôntico:

–       Problemas ao respirar e engolir:

A respiração é um estímulo importante no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos da face. A pessoa que não respira correctamente pode desenvolver um céu da boca muito profundo e também a mordida cruzada. Além desses factores, em alguns casos, também pode levar o paciente a ter apneia do sono.

–       Dentes afastados:

As causas podem ser varias, desde desproporcionalidade entre o tamanho do maxilar e o tamanho dos dentes até mau posicionamento da língua na fala e na deglutição.

–       Mordida cruzada:

A mordida cruzada é um desalinhamento dos dentes que faz com que, quando a boca fecha, um ou mais dentes do maxilar superior fique por dentro dos dentes do maxilar inferior, o que as vezes impede o fecho correto do maxilar, deixando o sorriso torto.

–       Apinhamento de dentes:

Dentes mal posicionados e que por falta de espaço ficam muito unidos e sobrepostos.

–       Excesso ou falta de dentes:

Quando ha dentes a mais ou quando ha dentes em falta que foram extraídos ou que nunca erupcionaram na boca, provocando desalinhamento dos restantes dentes. O tratamento ortodôntico é indicado nestes casos para melhorar a harmonia da boca e também melhorar a saúde da mesma.

– Problemas na ATM e bruxismo
Ambos os problemas podem causar muitas dores na mandíbula, na face e na cabeça, entre outros sintomas. Ambos os problemas podem ou nao estar associados a desarmonias na mordida. O tratamento tem de ser feito em conjunto com outras especialidades da medicina dentaria, mas o tratamento ortodontico pode estar indicado.

Após uma avaliação, discutiremos se o tratamento é necessário e  detalhadamente qual é opção mais adequada para si. Para marcar consulta basta clicar aqui.