Quais são os alimentos não recomendados durante um tratamento ortodôntico?
Durante o tratamento ortodôntico o paciente deverá ter cuidados com a alimentação, tais como: evitar todos os alimentos que sejam rijos (frutos secos, biscoitos, granolas, etc) ou com casca (fruta de roer e pão com côdea) ou caroço (cerejas, pipocas, etc), bem como todos os alimentos pegajosos (pastilhas elásticas, gomas, caramelos, etc).
Este alimentos duros e pegajosos deverão ser evitados de forma a prevenir descimentações de peças dos aparelhos, dobras nos arcos, arcos a picar ou deslocados, acumulação de placa bacteriana e consequentemente cáries, inflamação gengival e manchas nos dentes durante ou após a remoção dos aparelhos.
Para além disso, as bebidas gaseificadas (Coca-cola, 7up, Fanta, etc) também deverão ser evitadas, pois existem estudos que as correlacionam com a corrosão da cola utilizada para colar os aparelhos aos dentes.
Adicionalmente, o paciente ortodôntico também deverá evitar roer as unhas, canetas ou outros, de forma a evitar problemas no seu aparelho, bem como no seu sistema crânio-facial.
Em caso de dúvida, estamos sempre contactáveis para auxílio e esclarecimento, pelas vias já habituais, WhatsApp e Messenger.