Dia Mundial do Café

Dia Mundial do Café

O café é uma das bebidas mais populares e mais consumidas e amadas do mundo.

No entanto, o café tem componentes que provocam uma maior pigmentação dentária, tal como as bebidas com corantes, vinho tinto e chá.

Mas e nos pacientes de Ortodontia?

Em relação aos aparelhos, os aparelhos metálicos não mancham com estes pigmentos, e mesmo a cerâmica dos aparelhos estéticos é muito pouco suscetível à pigmentação. No entanto os componentes elásticos (as borrachinhas dos aparelhos convencionais e outros elementos elásticos usados em qualquer tipo de aparelho fixo) podem manchar com mais facilidade.

Embora estes elementos elásticos sejam trocados em todas as consultas de controlo, deixamos aqui alguns conselhos para evitar a pigmentação deles e dos seus dentes:

Evitar um consumo excessivo de café.

É importante lavar os dentes imediatamente após consumir café ou outras bebidas pigmentadas. Isto vai reduzir o tempo de contacto do pigmento com os seus dentes e aparelho e minimizar as manchas.

Além disto, manter uma higiene oral rigorosa é muito importante. Para quem usa aparelho fixo é essencial o uso de escovilhão e fio dentário. Escove pelo menos 3 a 4 vezes por dia.

Fazer higienizações regulares também irá ajudar, pois permite que seja feita uma remoção dos pigmentos acumulados de forma profissional e regular.

Em relação as pastas branqueadoras, estas são contraindicadas durante o tratamento ortodôntico. Se desejar conhecer alternativas para branquear os seus dentes de forma segura e eficaz, poderá ser aconselhado por qualquer médico que integre a nossa equipa, após uma avaliação clínica.

Já sabe, estamos sempre disponíveis via WhatsApp ou Messenger para responder a todas as suas questões.