É fundamental fazer uma consulta de avaliação ortodôntica?
Dentist and patient sitting in dentist office.

É fundamental fazer uma consulta de avaliação ortodôntica?

Porque é que é fundamental todas as pessoas fazerem, pelo menos uma vez na vida, uma consulta de avaliação ortodôntica?

A consulta de avaliação ortodôntica é uma mais valia pois permite a avaliação não só da má posição dentária mas também da avaliação de desarmonias esqueléticas dos maxilares e alterações funcionais articulares e/ou musculares. 

Nesta consulta poderá ser feito o despiste de várias patologias que poderão ser melhoradas com recurso a tratamento ortodôntico ou reencaminhadas para outras especialidades relacionadas (oclusão e cirurgia maxilo-facial). 

Inclusivamente, numa fase adulta o aparelho ortodôntico poderá ser importante antes de avançar para um tratamento reabilitador (próteses, implantes, coroas metalo-ceramicas, etc). Idealmente, a primeira consulta de Ortodontia deve ser realizada por volta dos 7 anos de idade, de forma a despistar precocemente alterações dento-esqueléticas e de forma melhorar o prognóstico de alterações ortopédicas. Inclusive existem certos sinais de alerta para uma consulta de ortodôntia precoce, são eles: hábitos de sucção (chupeta, dedo, língua) prolongados até após os 4 anos de idade, perda precoce de um dente de leite, respiradores orais, e mordidas cruzadas.

Em caso de dúvida, estamos sempre contactáveis para auxílio e esclarecimento, pelas vias já habituais, WhatsApp e Messenger.