O tratamento ortodôntico divide-se em três fases, precedidas por uma correta análise, diagnóstico do problema e estabelecimento de um plano de tratamento ortodôntico:

1.Alinhamento e nivelamento 

Esta é uma das principais fases do tratamento ortodôntico, onde se alinham e nivelam as coroas dos dentes, corrigindo os seus desnivelamentos e rotações com arcos mais finos e suaves.

2.Correção da relação das arcadas

Para além de alinhar os dentes, é um objectivo do tratamento a correção das más-oclusões dentárias. Nesta fase, com o auxílio de várias mecânicas, o objectivo é conseguir o encaixe correto de ambas as arcadas e a correção de outros aspectos previamente estabelecidos no planeamento inicial, e o fecho de espaços caso estes existam. É uma fase demorada e cansativa para o paciente pois muitas vezes as alterações são lentas, mas é uma fase extremamente importante e que necessita da grande colaboração do paciente.

1.Finalização

 Inicia-se quando os dentes já estão muito próximos da posição correta e é quando se estabiliza a posição dentária e melhora-se pequenos pormenores, como torques incorretos e se melhora a intercuspidação – o que ocorre quando fechamos a boca fazendo os dentes superiores e inferiores tocarem-se.

 

E você, em que fase está do seu tratamento? Falta marcar a manutenção ou marcar a avaliação?